Matéria publicada no site Visite Brasília destacou os filmes do DF presentes na programação do Citronela Doc 2024, que traz temáticas diversas com uma grade que contempla produções de diferentes regiões do país.

Entre os filmes do DF exibidos no festival está "Não Existe Almoço Grátis", que acompanha três mulheres que lideram uma das Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Sol Nascente, a maior favela do Brasil. O filme venceu o prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,

Também foi exibido o curta "A Chuva do Caju", que se passa no coração de um vale escondido nas profundezas do Brasil central e fala sobre como a seca vem dificultando o cultivo do cajuzinho do cerrado e do baru. O curta-metragem foi vencedor de menção honrosa do Prêmio Zózimo Bulbul no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Por fim, tivemos "Pirenopolynda", uma nova visão para uma festa tradicional no Centro-Oeste brasileiro. O filme foi vencedor do prêmio de melhor filme da Mostra Goiás na Goiânia Mostra Curtas e foi selecionado para o Doclisboa, um dos mais importantes festivais europeus de documentários.

Leia o texto completo aqui.