A programação online no Citronela Doc foi indicada na sessão Multitela do jornal A Folha de São Paulo.
11 de novembro de 2024 — Comments are off for this post.
A programação online no Citronela Doc foi indicada na sessão Multitela do jornal A Folha de São Paulo.
3 de novembro de 2024 — Comments are off for this post.
Matéria publicada no site Visite Brasília destacou os filmes do DF presentes na programação do Citronela Doc 2024, que traz temáticas diversas com uma grade que contempla produções de diferentes regiões do país.
Entre os filmes do DF exibidos no festival está "Não Existe Almoço Grátis", que acompanha três mulheres que lideram uma das Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Sol Nascente, a maior favela do Brasil. O filme venceu o prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,
Também foi exibido o curta "A Chuva do Caju", que se passa no coração de um vale escondido nas profundezas do Brasil central e fala sobre como a seca vem dificultando o cultivo do cajuzinho do cerrado e do baru. O curta-metragem foi vencedor de menção honrosa do Prêmio Zózimo Bulbul no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Por fim, tivemos "Pirenopolynda", uma nova visão para uma festa tradicional no Centro-Oeste brasileiro. O filme foi vencedor do prêmio de melhor filme da Mostra Goiás na Goiânia Mostra Curtas e foi selecionado para o Doclisboa, um dos mais importantes festivais europeus de documentários.
Leia o texto completo aqui.
2 de novembro de 2024 — Comments are off for this post.
O "Jornal Extra", de Alagoas, publicou matéria sobre o filme "Impedimento", da diretora Renata Baracho, que integra a programação do Citronela Doc 2024.
“Impedimento” traz histórias de mulheres que ocupam diferentes papéis no futebol: jogadora, torcedora, jornalista, fotógrafa e árbitra, que amam o futebol e encontraram no esporte uma paixão e um sentimento de pertencimento, apesar da hostilidade às mulheres ainda presentes nos estádios.
Leia a matéria completa aqui.
30 de outubro de 2024 — Comments are off for this post.
O site IstoÉ publicou uma extensa matéria sobre o festival Citronela Doc, falando sobre a programação diversa do evento, repleta de filmes nacionais documentais contemporâneos.
A matéria também destacou a programação paralela, com debates e shows, e também trouxe a parceria com a Spcine (São Paulo Cinema e Audiovisual), iniciativa da Prefeitura de São Paulo que fomenta o desenvolvimento do setor audiovisual a partir da promoção de cursos, workshops e do incentivo à produção cinematográfica.
Leia a matéria completa aqui.
15 de outubro de 2024 — Comments are off for this post.
Matéria publicada no Planeta Tela trouxe a programação completa do festival Citronela Doc 2024, com as sinopses dos filmes, programação de debates etc.
15 de outubro de 2024 — Comments are off for this post.
Matéria do portal Tela Viva falou sobre a parceria entre o festival Citronela Doc e a Spcine Play, plataforma da empresa de cinema da Prefeitura de São Paulo.
Neste ano, além de ser a plataforma de exibição online, a Spcine também promoveu uma mesa de debates com Leandro Pardí, responsável por difusão na empresa, que falou sobre a curadoria e a difusão de filmes fora da capital. Outra atividade apoiada pela instituição durante o festival foi o estudo de caso do filme "Fluxo", de Filipe Barbosa, que faz parte da rede afirmativa da Spcine.
Veja a matéria na íntegra aqui.
3 de outubro de 2024 — Comments are off for this post.
O festival Citronela Doc foi destaque na coluna Direto da Fonte, do jornal "O Estado de São Paulo". A nota falou sobre o filme "A Queda do Céu", dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que fechou a programação do festival.
O documentário é baseado no livro de mesmo nome, de autoria do xamã indígena Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, e acompanha um ritual fúnebre dos Yanomami, que reúne parentes da pessoa que morreu para apagar os rastros da existência dele.
Leia a coluna aqui.
APOIO
PRODUÇÃO
REALIZAÇÃO
APOIO
PRODUÇÃO
REALIZAÇÃO
FALE CONOSCO
citroneladoc@gmail.com
ATENDIMENTO IMPRENSA
juliana.tiraboschi@gmail.com
Copyright © Citronela DOC - Festival de Documentários de Ilhabela - Desde 2021