quem somos

O Citronela Doc é resultado de um trabalho coletivo!

O festival foi criado por um grupo de profissionais do audiovisual que mora em Ilhabela e atua ativamente na cena cultural local. 

Hoje, eles integram o Coletivo Citronela, que, além de organizar e realizar o festival, também toca outros projetos correlatos, como a Escola Livre de Cinema Caiçara, o Cineclube Citronela e o Citronela pelas Ruas. Conheça os integrantes do Coletivo Citronela:

Sou uma mulher cis, branca, de 70 anos, cabelos lisos e curtos. Estou de costas ao canal de São Sebastião com o perfil da Serra do mar ao fundo, visto uma camiseta do Festival e estou sorrindo.

Alice Penna

Relações Públicas

Alice nasceu no Rio de Janeiro, graduou-se no Centro Universitário Profissional e pós-graduou-se em Marketing e Marketing Cultural na FGV. Foi diretora de Comunicação da Companhia das Letras e uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Editora de livros independente e Produtora Cultural. Projetos nesta área: Fronteiras do Pensamento em São Paulo, Curadora do Instituto Cultural do Laboratório Fleury, diretora de Comunicação e Relações Institucionais do Prêmio Oceanos e Mapeamento Literário em Língua Portuguesa /Oceanos Cultura de São Paulo.

Sou uma mulher cis, branca, de 39 anos. Tenho os cabelos cacheados e compridos, estou sorrindo e usando uma camiseta onde está escrito Escola Livre de Cinema Caiçara

Débora Bergamini

Produtora executiva

Produtora cultural com 15 anos de experiência no interior e litoral paulista. Foi Diretora de Cultura nas prefeituras de Sorocaba e Araçoiaba da Serra. É mestra em Educação e Cultura e desde 2018 mora em Ilhabela, onde cofundou o Fórum Popular de Cultura e foi Educadora de Arte e Cultura. Presidiu o Conselho Municipal de Políticas Culturais; integra o Coletivo Citronela Doc e o Coletivo Toda Arte e é diretora da Escola Livre de Cinema Caiçara. Atualmente, dirige suas primeiras obras audiovisuais, entre elas a experiência VR "Human" e o videoclipe "Caiçara Futurista".

Sou uma mulher cis, branca, de 43 anos, de cabelos lisos e curtos. Estou sorrindo, visto uma camiseta do Citronela Doc e atrás de mim há um mar calmo, sem ondas, em um dia nublado.

Juliana Borges

Diretora de comunicação
e programação

Documentarista, roteirista e curadora, Juliana é graduada em Comunicação Social pela  USP. Desde 2017, mora em Ilhabela, cidade de origem da sua família paterna. Como diretora, roteirista e pesquisadora, Juliana participou de dezenas projetos para cinema e canais como Al Jazeera, HBO, Youtube Originals e GNT. Foi presidente e é a atual secretária do  Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela. Ela também é uma das fundadoras do Citronela Doc, da Escola Livre de Cinema Caiçara, onde é integrante do Conselho Pedagógico e educadora, e do Fórum Popular de Cultura de Ilhabela.

Sou mulher cis, branca, de 40 anos, cabelos loiro escuro, altura dos ombros e liso. Estou sorrindo, visto uma camiseta do festival Citronela Doc com shorts jeans desfiado e o mar ao fundo.

Livia Razente

Coordenadora de parcerias institucionais

Formada em administração pelo Insper com MBA em Bens Culturais – Cultura, Economia e Gestão pela FGV. Trabalhou na expedição do documentário "Return to the Amazon", de Jean Michel Cousteau, e em projetos de arte e educação pela produtora Casa Redonda (SP). Coordenou a área de parcerias corporativas e marketing do Museu de Arte Moderna de São Paulo por 7 anos. Atua em captação de recursos, gestão de parcerias e comunicação para projetos e instituições culturais. Após diagnóstico de distrofia muscular de cinturas e com mobilidade reduzida, mudou-se para Ilhabela, onde reside até hoje.

Sou um homem cis, branco, de 37 anos, de cabelos lisos e longos. Visto uma camiseta do Citronela Doc e atrás de mim há um mar calmo, sem ondas, em um dia nublado. Estou sorrindo.

Matias Borgström

Diretor de produção e
Programador

Diretor e produtor de documentários há mais de uma década, Matias cofundou a produtora de documentários Salga Filmes. Em 2023, estreou o longa-metragem "Ouvidor" na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e atualmente está filmando seu próximo longa-metragem, “Przirembel”. Matias é um dos idealizadores do Citronela Doc, festival de documentários de Ilhabela. Formou-se em Administração de Empresas, com especialização em Economia Social pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), com estudos complementares na University of Maastricht (Holanda) e no INSPER (SP).

Sou um homem branco de 44 anos, tenho barba e sou um tanto calvo. Uso óculos de moldura transparente, visto uma camiseta do Citronela Doc e estou sorrindo em frente a um mar calmo.

Pedro Gorski

Diretor Técnico

É produtor executivo e diretor de programas de TV e documentários. Formado em Comunicação Social pela ESPM com especialização em cinema documental no Observatorio de Cine em Barcelona, vive em Ilhabela desde 2017. Dirigiu os documentários “As Três Vidas de Frieda Wolff” e Vilanova Artigas – O Arquiteto e a Luz, que ficou 2 meses em cartaz e participou de mais de 15 festivais internacionais. Entre 2014 e 2019, dirigiu 10 temporadas do programa semanal Decora (GNT). Também já dirigiu projetos para canais como Discovery Channel, History Channel, A&E, TNT e TV Cultura, entre outros.

Sou um homem cis, amarelo, de 35 anos, cabelos pretos, ondulados e curtos. Estou com os braços para trás, visto uma camiseta do festival Cironela Doc, ao fundo tem o mar.

Ricardo Imakawa

Coordenador de Produção

Caiçara de Ilhabela, graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, operador de câmera e assistente de câmera em projetos da Grifa Filmes em 2022 e 2023. Em 2024, assina a direção de fotografia para as produções da Educa Santos TV, em parceria com a TV Cultura. Sócio e fundador da produtora Salga Filmes, de Ilhabela, onde desenvolve e realiza projetos de documentários. É Produtor Executivo, Diretor de Fotografia e Roteirista no documentário de longa-metragem “Ouvidor”, Seleção Oficial na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Os sete integrantes do Coletivo Citronela estão posando para a foto, sorrindo, vestindo camisetas do Citronela Doc em frente ao mar. São três homens e quatro mulheres.
Imagem é um cículo de fundo bege claro, próximo do branco tendo à direita um design colorido de linhas em várias cores, como azul, verde, amarelo, laranja e roxo, formando um padrão de ondas coloridas irregulares. Ao lado esquerdo há um texto de cor preta que diz:

Citronela Doc
7 a 10 de Novembro
ENTRADA GRATUITA
Esporte Clube Ilhabela
Av. Força Expedicionária Brasileira, 75

Citronela Doc ONLINE
SPCINE PLAY
Transmissão online, gratuita, para todo Brasil
7 a 15 de Novembro

APOIO

Régua de logos das empresas que apoiam o citronela. Da esquerda para a direita: ECI, DL projeções, Salga filmes e DBM produções.

PRODUÇÃO

Régua de logos de produção do citronela doc. da esquerda para direita: Logo da Ver pra crer produções, Logo da secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e logo do governo do estado de são paulo, que diz São Paulo, governo do estado, são paulo são todos.

REALIZAÇÃO

Régua de logos de realização do citronela doc. da esquerda para direita vemos: Logo da Lei Paulo Gustavo e logo do Ministério da Cultura que diz Governo federal, Brasil, União e Reconstrução

APOIO

Régua de logos das empresas que apoiam o citronela. Da esquerda para a direita: ECI, DL projeções, Salga filmes e DBM produções.

PRODUÇÃO

Régua de logos de produção do citronela doc. De cima para baixo: Logo da Ver pra crer produções, Logo da secretaria de cultura do governo do estado de SP que diz tudo vira cult SP, e logo do governo do estado de são paulo, que fiz São Paulo, governo do estado, são paulo são todos, secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

REALIZAÇÃO

Régua de logos de realização do citronela doc. de cima para baixo: Logo da Lei Paulo Gustavo e logo do Ministério da Cultura que diz Governo federal, Brasil, União e Reconstrução

FALE CONOSCO
citroneladoc@gmail.com

ATENDIMENTO IMPRENSA
juliana.tiraboschi@gmail.com

Copyright © Citronela DOC - Festival de Documentários de Ilhabela - Desde 2021